domingo, 16 de maio de 2021

Quadro de mérito

Esta ideia surgiu-me numa manhã, logo às 8h, bem cedinho, em que devia estar num daqueles dia propenso a boas ideias!
Já por várias vezes me tinha apercebido que havia um ou outro aluno que, na fila para entrar, não dizia bom dia ao chegar a vez dele de passar por mim para colocar o álcool gel nas mãos.
Surgiu-me uma daquelas ideias 💡Fui furar umas estrelas de musgami dourado que era o que tinha à mão e coloquei-as no bolso da camisa. Os alunos foram entrando e, como eu tinha previsto, alguns esqueceram-se do bom dia... Enquanto se sentavam e organizavam o material fui passando pelas mesas e colocando as estrelas na mesa dos meninos que disseram bom dia. Depois expliquei-lhes o significado daquela estrela. Os que a ganharam ficaram radiantes e observei reflexão na carinha dos que não a receberam.
O que é certo é que resultou. Finalmente, ultimamente, tenho recebido um bom dia de todos os alunos! É claro que lhes foi explicado que as estrelas seriam dadas pontualmente quando eu verificasse que uma atitude ou um comportamento deveria ser valorizado. Não podem pensar que por fazer uma vez ganham logo uma estrela. Tem de ser um comportamento adquirido e constante. Também já apliquei a estrela da boa organização que considero super importante!
É tão importante valorizar os comportamentos e os sucessos hoje em dia. Ao dizer o que consideramos correto, os alunos esforçam-se por conseguir e quando há esforço, acaba sempre por haver sucesso!

Sem comentários:

Enviar um comentário