terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Trabalhando a ortografia I

Como ajudar nossos alunos que apresentam dificuldades na escrita? Como trabalhar a ortografia em sala de aula? Para iniciar o trabalho de ortografia é necessário partir das dificuldades apresentadas pelos alunos na escrita. Para verificar a aprendizagem, o professor poderá utilizar um ditado de palavras ou de frases, onde apareçam as palavras. Outro recurso é solicitar aos alunos formação de frases com as palavras. É importante que o Professor faça uma análise dos cadernos, para realizar o diagnóstico e o planejamento das atividades a serem realizadas.
 Uma atividade fácil de ser realizada em sala de aula é o TREINO ORTOGRÁFICO, em que o professor, após realizado o diagnóstico, planeja o estudo de um conjunto de palavras que atendam a uma dificuldade específica. Por exemplo: ss/ x/ ch/ g/ j/ sc.

Cada semana poderá se preparar uma unidade. Será realizado um treino que deve ser diário com a duração de 10 minutos, estudando duas ou três palavras, de acordo com a seguinte técnica:
1º passo: Olhar a palavra. Pronunciá-la devagar.
2º passo: Olhar a palavra e separá-la em sílabas.
3º passo: Fechar os olhos e soletrar a palavra devagar, letra por letra.
4º passo: Escrever a palavra sem olhar.
5º passo: Se acertar, escrever mais duas vezes a palavra no caderno. Se errar, repetir todos os passos.

É IMPORTANTE COLOCAR CARTAZES NA SALA DE AULA (OU NO PORTEFÓLIO DOS ALUNOS) COM AS PALAVRAS TRABALHADAS NA SEMANA. TAMBÉM SE DEVEM REALIZAR ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COM OS ALUNOS QUE APRESENTAREM DIFICULDADES NA GRAFIA DAS PALAVRAS ESTUDADAS.
Outra atividade que deve ser realizada em sala de aula visando auxiliar o trabalho com a ortografia é o uso do dicionário, instrumento de grande valor no desenvolvimento da linguagem, indispensável para enriquecer o vocabulário e para a recuperação das deficiências ortográficas. O seu uso é recomendado a partir do 3º ano, e já pode ser iniciado no final do 2º ano. Como alternativa,  as crianças poderão organizar o seu próprio dicionário num portefólio ou num caderno organizado por ordem alfabética. Conforme vão sendo trabalhadas as dificuldades ortográficas as crianças irão registrando as palavras conhecidas no seu dicionário particular.

Conhecimento e habilidades essenciais para o uso do dicionário:
1º Localização da palavra
2º Descoberta da pronúncia da palavra
3º Descoberta do significado da palavra.
No dicionário está o inventário da nossa língua. É importanete que o professor estimule e oriente o seu aluno a utilizá-lo.
Texto adaptado do site: http://sosaprendizagem.blogspot.pt

Observações: Brevemente serão colocadas aqui atividades de treino ortográfico como, por exemplo, o concurso de soletração que exige um treino semanal e é um excelente recurso para treinar a ortografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário