quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Tinha de partilhar!


Fiquei fascinada com a minha nova descoberta que quero partilhar com vocês. Dei com ela por um mero acaso, numa pesquisa nada relacionada com o conteúdo do tesouro que acabei por descobrir: ClassDojo

Trata-se de uma aplicação que, para quem usar o computador diariamente, ou o tablet, pode facilitar bastante a gestão dos comportamentos na sala de aula. Funciona da seguinte forma: sempre que um aluno tiver uma atitude positiva que consideramos digna de ser registada, recompensamo-lo com 1 ponto e se for caso de uma atitude negativa a registar, atribui-se um ponto negativo. E tudo isto apenas com um clique! Podemos nós mesmos adequar os comportamentos conforme os que quisermos usar nos nossos registos. 
Já assim, a aplicação é de louvar mas ainda há mais benefícios na sua utilização. Podemos facultar tanto aos pais como aos alunos códigos com os quais eles podem aceder ao relatório do comportamento do aluno, estando lá todos os comportamentos registados,  permitindo ainda colocar notas para os pais (não sei se o inverso é possível pois ainda não experimentei). 

Somando a todas estas potencialidades da aplicação, pode-se aceder por computador ou ainda através de uma App no tablet ou no telemóvel. No entanto, o site no computador apresenta algumas opções que não estão disponíveis na App.
Por último, e com muita sorte, o tema da App é... os monstrinhos! Cada aluno pode configurar o seu monstrinho ao seu gosto na aplicação para alunos!
Agora, confessem lá, é ou não é fantástico?

6 comentários:

  1. Olá Elisabete! Parabéns pelo seu blog e pelas partilhas! :) Achei espetacular esta aplicação! :)
    Eu terminei o mestrado em Ensino 1º ciclo mas este ano apenas consegui ficar colocada a lecionar AECs, de Inglês. Tenho três turmas mas uma delas (4º ano) é muito mas muito mal comportado e está a ser complicado para mim, com pouca experiência, e só estando com a turma 2 horas por semana, conseguir gerir e controlar o mau comportamento ( principalmente de uns 4 alunos)... Tendo mais experiência nestas andanças o que aconselha que faça? Que estratégias costuma utilizar?

    Obrigada e um bjinho

    Marta

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    1. Obrigada pelo carinho Marta. Não há como tentar ganhar a confiança e o respeito dos alunos. É o primeiro passo para o sucesso a nível de comportamento. Claro está que são crianças e não podem sempre portar-se bem mas é fundamental que sempre que haja um comportamento inadequado, este não seja desvalorizado pois caso contrário, servirá de exemplo para ser repetido pelo mesmo aluno ou ainda pelos colegas. O meu conselho é agir sempre com coerência, desde o primeiro dia de aulas. Se os alunos souberem o que queres, esforçar-se-ão no sentido de chegar a esse patamar.
      Boa sorte e um grande beijinho

      P.S.: Desculpa a demora na resposta!

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  2. Muito bom!!! Sou sua seguidora!!! Também tenho uma turma de 3º ano, mas em Cabo Verde, na capital!!!

    Adoro os seus trabalhos!!!

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    1. Obrigada Patrícia! Fico muito contente por gostar do meu trabalho e por ele chegar tão longe! Um grande beijinho :-)

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  3. Viva, este ano estive a lecionar pela primeira vez no 1º ciclo (tenho estado com miúdos mais velhos) e tive necessidade de uma forma de controlar o comportamento, como não conhecia nada deste género, desenvolvi a minha "aplicação" com o google sheets. Deu muito trabalho mas pelo que vi do classDojo vale a pena mudar! Obrigado pela partilha.

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    1. Concordo :-) Agora ainda se encontra melhorada, com possibilidade de mensagens para os pais, o que facilita a comunicação pais/professor.

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